Sem fórmulas mágicas…

(Foto: Reprodução Internet)

É impressionante como somos estimulados a tentar mudar comportamentos, vivências e situações com dicas fáceis e instantâneas. Há os “passo-a-passos”, mandamentos ou fórmulas para se alcançar a felicidade, a saúde, o corpo perfeito, o sucesso profissional e nos relacionamentos.

Certamente, todo conhecimento que venha auxiliar na busca dessas questões tão almejadas é bem vindo, afinal, se de alguma forma contribuir para nossa melhoria, é sempre saudável. O problema é a forma como podemos incorporá-los ao nosso dia-a-dia.

Entender que essas dicas podem ser úteis é uma coisa; achar que encontraremos as fórmulas prontas na nossa complexa jornada de ser gente é outra completamente diferente. Somos o resultado de uma longa caminhada, de escolhas, acertos, erros, alegrias, tristezas. Resultado de uma história de vida e, principalmente, do que fazemos com esta história.

Por isso, uma mudança positiva de comportamento e o tão desejado sucesso nas diversas áreas de nossa vida jamais serão alcançados sem muita disciplina, esforço, paciência, persistência e, acima de tudo, observação. Sim, porque evoluir, amadurecer é se observar o tempo todo para deixar de lado ações e comportamentos nocivos, que insistem em ficar no “piloto automático” de nossas vidas; se repetindo frequentemente. É optar por agir escolhendo a melhor maneira de como se posicionar diante de cada circunstância.

Assim, que possamos conquistar todos esses sonhos, entendendo que eles não virão com fórmulas mágicas, mas serão o resultado de muito empenho pessoal. Portanto, que a fé, a esperança e a garra sejam nossas companheiras nesse processo.

E, caso haja tropeços, frustrações e mudanças inesperadas de planos, que saibamos ter a maturidade e a sabedoria para compreender que, ao final, restará o aprendizado e, associado a ele, uma evolução que sempre será bem vinda para nos ajudar a aproveitar da melhor maneira essa maravilhosa arte de viver!

20160229115029000000

 

 

 

Texto: Alexandra Fabri, Consultora e Palestrante em Gestão Estratégica de Pessoas