8 de Março – Dia Internacional da Mulher

(Foto: iStock/Getty Images)

O Dia Internacional da Mulher é comemorado todos os anos no dia 08 de Março. A data visa celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos.

Após a Primeira Guerra Mundial, muitas mulheres precisaram compor a mão de obra em fábricas e industrial, já que boa parte dos homens haviam morrido em combate. Com condições insalubres de trabalho e cargas horárias excessivas, muitas manifestações e protestos aconteceram. Em 1911, por exemplo, 130 operárias morreram em Nova Iorque carbonizadas dentro de uma fábrica têxtil durante um destes protestos.

De lá pra cá, as mulheres não só conquistaram seu espaço no mercado de trabalho e na vida política, mas também mostraram o quanto são capazes e necessárias nesses ambientes. O avanço é nítido, mas ainda é preciso lutar contra a diferenciação de gêneros e o machismo que está enraizado em nossa sociedade.

Por hoje, vamos refletir, repensar, desconstruir e lutar, sempre, pelos direitos daquelas que nos deram a vida. 8 de Março, Dia Internacional da Mulher!

 

Texto: Mayara Castro/Jornalista na Netshare Marketing Criativo