1º de Maio – Dia do Trabalho

O dia 1º de Maio, tanto no Brasil quanto em vários outros países ocidentais, é tido como o Dia do Trabalho (ou Dia do Trabalhador). A data foi escolhida em razão de uma onda de manifestações e conflitos que foram desencadeados a partir de uma greve geral que paralisou os parques industriais de Chicago, nos Estados Unidos, em 1886. A luta buscava melhores condições de trabalho, redução da jornada e outros benefícios para os trabalhadores.

Em 1940, também em 1º de Maio, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, que deveria suprir as necessidades básicas de uma família. Entre elas, estão: moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer. No ano seguinte e na mesma data, foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões jurídicas relacionadas especificamente às relações de trabalho e aos direitos trabalhistas.

Nós, como Sindicato, somos elo entre empregadores e trabalhadores e temos como principal objetivo garantir que a luta histórica pelos direitos dos trabalhadores nunca tenha sido em vão. Comemoramos o Dia do Trabalho e do Trabalhador com o peito estufado de orgulho. Parabéns a todos os trabalhadores brasileiros!

Texto: Mayara Castro/Jornalista na Netshare Marketing Criativo