Tudo sobre FGTS

08(Foto: Reprodução Internet)

O que é o FGTS?
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é uma espécie de poupança aberta pela empresa em nome do trabalhador que funciona como uma garantia para protegê-lo em caso de demissão sem justa causa.

Quem tem direito?
Todos os trabalhadores com Carteira de Trabalho assinada, inclusive o trabalhador doméstico.

Como é pago e onde verifico os valores?
A empresa recolhe o equivalente a 8% da remuneração do emprego numa conta específica, exclusiva do trabalhador, junto à CAIXA. Para verificar o valor do seu FGTS, basta acessar o site da CAIXA utilizando o seu Cartão Cidadão.

Como obter o Cartão Cidadão?
Para adquirir o Cartão Cidadão, você deve ir até uma agência da CAIXA ou solicitar pela central telefônica, por meio do 0800 726 0207. Algumas operações que podem ser realizadas com o Cartão Cidadão são: consultar saldo e extrato da conta vinculada ao FGTS; efetuar saque da conta, quando dispensado, até o limite de R$1.500,00; consultar saldo de quotas do PIS; receber benefícios referentes aos programas de transferência de renda, abono salarial, rendimentos do PIS e Seguro-Desemprego.

O que fazer caso o FGTS não esteja sendo recolhido?
Denuncie ao Sindicato, que cobrará a regularização da empresa, sob pena de fiscalização e autuação do Ministério do Trabalho.

Texto: Mayara Castro/Jornalista na Netshare Marketing Criativo