Saque das contas inativas do FGTS termina na próxima segunda; tire dúvidas

Acaba na próxima segunda-feira, dia 31 de julho, o prazo para saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A Caixa Econômica Federal alerta que o beneficiário que não retirar os valores até a data, só poderá fazê-lo nas outras situações previstas em lei, como aposentadoria ou após a conta permanecer sem depósitos por três anos ininterruptos.

“A Medida Provisória é clara: para o pagamento simplificado nestas duas condições – pedido de demissão ou demissão por justa causa –, o trabalhador tem que sacar o recurso até 31 de julho deste ano”, disse Valter Nunes, diretor-executivo da Caixa ao portal de notícias G1.

A Caixa destaca que não há mais restrições de saque pela data de nascimento, uma vez que todos os lotes já foram liberados. Balanço feito pelo banco após a liberação da quinta e última cota, aponta que 82% das 30,2 milhões de pessoas beneficiadas já sacaram os recursos.

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FGTS INATIVO

slider-materia

Foto: Reprodução/Internet

1) Quem tem direito ao FGTS inativo?

Todo trabalhador com a carteira de trabalho assinada no regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) ou contrato formal de trabalho, incluindo temporários, avulsos, safreiros e atletas profissionais, e excluindo os eventuais, autônomos, servidores públicos civis e militares.

Diretores não empregados de empresas públicas e sociedades, contratados direta ou indiretamente pela União, também devem receber o fundo de garantia, bem como trabalhadores rurais contratados a partir de 05/10/1988 e empregadas domésticas a partir de 01/10/2015.

2) Como consultar o saldo?

site oficial da Caixa tem sido o meio mais fácil de consulta. No sistema, basta você colocar o número do seu NIS/PASEP/PIS, a data de nascimento e dar um ok. Ali mesmo já aparecerá uma mensagem indicando se você tem algum valor do benefício para receber ou não. Outras formas são pelos aplicativos para celular ou pelo atendimento presencial em qualquer agência da Caixa ou casa lotérica.

3) Como sacar o FGTS inativo?

Essa é uma das respostas sobre FGTS mais procuradas. Vá até uma casa lotérica ou a uma Agência Caixa com o seu Cartão Cidadão e senha. Se você não tem senha do cartão cidadão, é preciso ir até uma agência e cadastrar uma. Pelo caixa eletrônico mesmo você conseguirá realizar o saque se o seu benefício for entre até R$ 3 mil.

Caso tenha para receber um valor acima, só conseguirá sacar na agência bancária no atendimento de caixas.

4) “Trabalho o dia todo, onde posso tirar outras possíveis dúvidas?”

O site oficial da Caixa e o Portal Brasil estão atualizados com as últimas notícias, orientações e respostas sobre FGTS inativo.

 

Fonte: G1 e Alto Astral | Texto e edição: Loyce Policastro