SEAAC cria ferramenta para recebimento online dos documentos rescisórios

A negociação coletiva desse ano – apesar das dificuldades e contratempos – trouxe uma importante inovação no contato entre as empresas e o sindicato.

Com o objetivo de desburocratizar a homologação das rescisões contratuais de trabalho, o SEAAC desenvolveu uma ferramenta para recebimento da documentação rescisória.

Através do App Transmitir (Transmissão de Informações Rescisórias), as empresas que enviarem a documentação da rescisão contratual ficam dispensadas do comparecimento pessoal ou através de prepostos para a homologação.

Para o Presidente do SEAAC, Lázaro Eugênio, “a inovação aceita pelo sindicato patronal demonstra um grande sentido de evolução no conceito das relações coletivas, criando mecanismos facilitadores para empresas, empregados e para o próprio sindicato, que passa a receber as informações rescisórias por meio eletrônico, dispensando papéis e otimizando a análise e conferência dos haveres trabalhistas.”

Outrossim, o presidente destaca que as empresas deverão encaminhar a documentação de todas as rescisões contratuais de trabalho, independentemente do tempo de serviço do empregado, permitindo, assim, que se crie um banco de dados estatístico bastante confiável.

O envio das informações rescisórias deve ser feito exclusivamente através do portal do SEAAC, utilizando o App Transmitir, em Serviços Online.