Outubro Rosa e Novembro Azul – Meses de prevenção e luta contra o câncer

outubro_rosa

 

O câncer é umas das quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade). Com exceção ao câncer de pele, o câncer de próstata e o câncer de mama tem sido o tipo mais comum da doença entre homens e mulheres, respectivamente. Justamente por este motivo, os movimentos Outubro Rosa e Novembro Azul surgiram, levantando a bandeira da conscientização e prevenção a esta doença.

Outubro Rosa:
O câncer de mama apresenta alta mortalidade por conta da dificuldade de diagnóstico precoce. Segundo Instituto Oncoguia, as chances de cura são de 95% em casos identificados no estágio inicial, por isso fazer mamografia periodicamente é tão importante.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a mortalidade da doença diminui 20% em mulheres entre 50 e 69 anos, que realizam o exame a cada dois anos. A adoção de alguns hábitos como prática regular de atividades físicas; alimentação saudável; não fumar; não ingerir bebidas alcoólicas ou fazer uso hormônios sintéticos também podem ajudar a reduzir o risco (em até 28%) de uma mulher desenvolver o câncer de mama.

Novembro Azul:
Além de ser o mês de combate e prevenção ao câncer de próstata, o mês é em geral dedicado a saúde masculina e a quebra de paradigmas e preconceito do homem com estes cuidados.
Segundo o INCA, a cada 38 minutos um homem morre no Brasil vítima de câncer de próstata. A mortalidade da doença é alta, as principais vítimas são homens com mais de 50 anos, sendo que a doença começa a se desenvolver muito antes e por isso é tão necessária a prevenção e diagnóstico precoce.
Assim como o câncer de mama, o câncer de próstata pode ser desenvolvido com maus hábitos com saúde e alimentação e fatores genéticos. O diaginóstico é feito através do exame Prostate-Specific Antigens (PSA) e exame de toque, estes devem ser realizados anualmente, a fim de monitorar a saúde do órgão e prevenindo infecções, inflamações e o próprio câncer.

A prevenção é o caminho
A adoção de hábitos saudáveis e a realização periódica de exames preventivos é o caminho para homens e mulheres evitarem essas doenças. Proteja-se e incentive quem você ama a tomarem estes cuidados. Abrace as campanhas de Outubro e Novembro, mas esteja sempre atento.